Campus013

Morre professora Claudete Maria Baffa, ex-diretora da FECH-Unimes

Fugindo da linha editorial do Campus 013, quebro o “protocolo” para comunicar uma triste notícia.

Uma das referências na educação da Baixada Santista, a professora Claudete Maria Baffa faleceu na madrugada desta quinta-feira (4), aos 81 anos.

Era considerada a docente mais antiga da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), antiga CEUBAN. Foi considerada um dos ‘braços direitos’ da fundadora da instituição, Rosinha Viegas – ela, que começou com a criação da Sociedade de Educação Física em 1968 e, em seguida, com a Faculdade de Educação Física de Santos (FEFIS), ampliando para a denominação de Universidade, com a abertura posterior de diversas graduações e pós-graduações.

Foi contratada em 1974 como docente e, em setembro de 2005, assumiu a direção da Faculdade de Educação e Ciências Humanas (FECH). Foi, também, delegada de Ensino Regional em São Vicente nos anos 80.

Nascida em 23 de janeiro de 1937, na cidade de Laranjal Paulista, interior de São Paulo, contribuiu para a educação em sua cidade e, posteriormente, em Santos-SP.

Foram 43 anos de muita dedicação na Unimes, deixando saudades a todos que conviveram e tiveram o privilégio de receber seus valiosos ensinamentos. Muito querida pelos funcionários, ex-alunos e professores, certamente será recordada com carinho, respeito e admiração.

“É uma grande perda para a Educação. Conheci Claudete ainda jovem, no Colégio Martin Afonso em São Vicente, quando o ensino público nesse país era de qualidade. Era uma educadora nata”, afirmou Maria Edith Azevedo Marques, professora do curso de Direito da Unimes e da Faculdade de Ciências Administrativas, Comerciais, Contábeis e Econômicas (FACCE).

O cirurgião-dentista Dr. Antônio Carlos Tavares, que atua há 25 anos no curso de Odontologia da Unimes, relembra a primeira oportunidade como professor na instituição. “Meu primeiro contrato na Universidade foi graças a professora Claudete, quando era diretora do antigo Colégio Master, ligado à UNICEB, e ainda não era Unimes. Na época, ministrava aulas em um curso técnico de prótese dentária”.

Natasha Guerrize

Jornalista e mestranda em Educação. Atua na assessoria de imprensa da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) há três anos e edita o conteúdo do site Campus 013. Carioca morando há 15 anos em Santos, troca o 's' pelo 'x' no dialeto carioquês, com defesa ativa da tese 'é biscoito, e não bolacha'. Apaixonada por esportes e ambientes com boa música.

Fique conectado!

Assine a newsletter do Campus 013 e fique por dentro das novidades!

X