Campus013

Palestra sobre ‘Fake News’ na Semana Jurídica da Unimes

Com o imediatismo e produção maciça de conteúdos frente às novas tecnologias, a disseminação de boatos e notícias falsas – as ‘Fake News’ – se tornam uma (triste) realidade.

Para isso, vale a pena ficar atento sobre o que há por trás de uma notícia com fontes desconfiáveis, quais as estratégias mais simples para minimizar o compartilhamento sem a devida checagem!

Uma das palestras da tradicional Semana Jurídica ‘Magnífica Reitora Drª Renata Viegas’ da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) vai abordar exatamente sobre esse tema.

ANOTE NA AGENDA: a Semana acontece entre os dias 13 a 17 de agosto, no Campus Rosinha Viegas (situado à Rua Barão de Paranapiacaba, nº 15, Encruzilhada, Santos). Esse assunto, especificamente, vai ser abordado no último dia do evento.

O palestrante sobre ‘Fake News’ será o delegado Gaetano Vergine, ex-diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter-6).

“Nessa palestra, vamos oferecer um panorama geral sobre as notícias falsas, os perigos da propagação delas, com alguns casos que aconteceram em nossa região. O objetivo é despertar o senso crítico dos nossos discentes, de forma que eles possam desconfiar, questionar as motivações por trás do relato inconsistente, sempre tomando cuidado com a divulgação sem a devida checagem dos fatos”, pontua Drº Gaetano, que também é docente da Unimes, respondendo pela Delegacia Modelo da instituição.

Outras assuntos a ser explorados são a ‘Reforma Trabalhista’, pelo professor Rodrigo Julião e, posteriormente, com o professor Fábio Rapp; aspectos da Psicologia na interface com as Ciências Jurídicas, ministrado pela docente de psicologia da Unimes, Lucilene Ortiz; ‘O Novo Processo Civil’, pelo professor José Wilson, ‘A Gestão do Processo pelo Juiz no Novo CPC’ (professor Alberto Gentil); ‘Aspectos Criminais na Legislação de Trânsito’ (Professor Carlos Alberto de Sá Romano); por fim, ‘Criminologia’, com o professor Paulo Sumariva.

Confira a programação completa:

Dia 13/08 – segunda-feira

Período diurno

Horário: 10h

Palestrante: Professor Lucilene Ortiz

Temas: A Psicologia na Interface com o Direito.

 

Período noturno

Horário: 20h

Palestrante: Professor Gaetano Vergine.

Tema: Fake News.

 

Dia 14/08 – terça-feira

Período diurno

Horário: 10h

Palestrante: Professor Rodrigo Julião.

Tema: Reforma Trabalhista e Prerrogativas dos Advogados.

 

Período noturno

Horário: 20h

Palestrante: Professor Fabio Rapp.

Tema: Reforma Trabalhista.

 

Dia 15/08 – quarta-feira

Período diurno

Horário: 10h

Palestrante: Professor José Wilson.

Tema: O Novo Processo Civil.

 

Período noturno

Horário: 20h

Palestrante: Professor Alberto Gentil.

Tema: A Gestão do Processo pelo juiz no Novo CPC.

 

Dia 16/08 – quinta-feira

Período diurno

Horário: 10h

Palestrante: Professor Carlos Alberto de Sá Romano.

Tema: Aspectos Criminais da Legislação de Trânsito.

 

Período noturno

Horário: 20h

Palestrante: Professor Paulo Sumariva.

Tema: Criminologia.

 

Dia 17/08 – sexta-feira

Período diurno

Horário: 10h

Palestrante: Professor Gaetano Vergine.

Tema: Fake News.

 

Período noturno

Horário: 20h

Palestrante: Professor José Wilson.

Tema: O Novo Processo Civil.

Natasha Guerrize

Jornalista e mestranda em Educação. Atua na assessoria de imprensa da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) há três anos e edita o conteúdo do site Campus 013. Carioca morando há 15 anos em Santos, troca o 's' pelo 'x' no dialeto carioquês, com defesa ativa da tese 'é biscoito, e não bolacha'. Apaixonada por esportes e ambientes com boa música.

Fique conectado!

Assine a newsletter do Campus 013 e fique por dentro das novidades!

X