Campus013

Palestra sobre Saturnino de Brito promovida pela AEAS

Se você é estudante ou profissional das áreas de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Geografia ou até mesmo História, não pode perder essa palestra gratuita sobre Saturnino de Brito!

A atividade faz parte de uma programação especial promovida pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), frente às comemorações do Dia do Engenheiro Sanitarista (comemorado nacionalmente no dia 13 de julho) e, também, em homenagem ao patrono da Engenharia Sanitária no Brasil.

O evento será realizado nesta quinta-feira (12), a partir das 19h, na sede da AEAS (Rua Dr. Artur Porchat de Assis, 47, Boqueirão). Interessados podem obter mais informações pelo e-mail aeas@aeas.com.br ou pelo telefone (13) 3288-1110.

A palestra Saturnino de Brito, um Homem à frente de seu Tempo será ministrada pelo engenheiro Edson Santana do Carmo, diretor-secretário do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

Em seguida, haverá a exibição do filme documentário Os Canais de Saturnino, do cineasta Carlos Oliveira, que narra com precisão e aprofundamento o que levou o município de Santos a contar com os famosos canais, cartões postais da região, e como essas obras colaboraram para o desenvolvimento social e econômico local.

No fim do evento, a jornalista Madô Martins vai lançar a obra infantil ‘Cidade dos Canais’, que conta a história dos canais da cidade de Santos e sua importância até hoje, de forma lúdica e paradidática.

Para conhecer mais…

Saturnino de Brito (foto à esquerda) elaborou e executou projetos de saneamento em 53 cidades brasileiras. Foi um engenheiro à frente da sua época, pois ele já fazia os atuais diagnósticos típicos do planejamento urbano moderno. Seu projeto cortava a planície de mar a mar e pela força das marés impedia as águas paradas de favorecerem a reprodução dos mosquitos, vetor da febre amarela.

Em Santos, desenvolveu um projeto, de 1905 a 1912, para separar as águas de rios e córregos do esgoto da cidade. O primeiro foi o Canal 1, inaugurado em 27/08/1907. Os demais foram entregues na sequência: Canal 2 (1910); Canal 4 (1911); Canal 7 (1911); Canal 9 (1911); Canal 8 (1912); Canal 6 (1917); Canal 3 (1923) e Canal 5 (1927).

Tem sugestão de pauta para o Campus 013?
Mande para a gente: contato@campus013.com.br

Natasha Guerrize

Jornalista e mestranda em Educação. Atua na assessoria de imprensa da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) há três anos e edita o conteúdo do site Campus 013. Carioca morando há 15 anos em Santos, troca o 's' pelo 'x' no dialeto carioquês, com defesa ativa da tese 'é biscoito, e não bolacha'. Apaixonada por esportes e ambientes com boa música.

Fique conectado!

Assine a newsletter do Campus 013 e fique por dentro das novidades!

X