Campus013

Semana da Psicologia da Unimes neste sábado (25)

Com o objetivo de difundir temas interdisciplinares e atuais em face com a Psicologia, a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) promove a I Semana Acadêmica de Psicologia, aberta a estudantes de graduação, pós-graduação e demais interessados nos temas propostos.

O evento, que reúne diversas palestras que vão desde integração à economia solidária, acontece neste sábado (25), a partir das 8h, no Auditório do Campus Rosinha Viegas, 3º andar (entrada pela Rua Barão de Paranapiacaba, nº 15, bairro Encruzilhada, Santos). As inscrições serão feitas na hora, pouco antes da abertura do evento.

Com o tema “Eranos: pequenos grupos que promovem grandes transformações no cotidiano e na história da cidade de Santos”, a I Semana Acadêmica de Psicologia da Unimes vai ressaltar o trabalho de coletivos em diversas áreas, atividades essas que abordem, de maneira interdisciplinar, temas da Psicologia em diálogo com outras áreas de atuação como Arte, Filosofia, Pedagogia, Sociologia, etc.

“O principal objetivo do evento é propor novos contatos e experiências com conteúdos pouco explorados durante a graduação em Psicologia, estimulando discussões e reflexões sobre a área”, ressalta a professora Abigail Malavasi, coordenadora do curso de Psicologia da Unimes.

Confira a programação completa:

8h – Abertura:
“Os mitos que regem a cidade de Santos”
Profª Ms. Marisa V. Catta-Preta

9h às 10h – Mesa 1 
Eranos: interdisciplinaridade e os processos grupais na psicologia

A formação e prática da psicologia e os processos de transformação no trabalho do psicólogo – Eranos – interdisciplinaridade e a prática grupal na psicologia Profª Ms. Marisa Vicente Catta-Preta
Professora do curso de Psicologia, da Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia e Educação inclusiva e Coordenadora da Pós-Graduação Latu Sensu em Psicologia Analítica Junguiana da UNIMES. Professora de Psicologia Analítica da PUC-SP. Psicóloga de orientação junguiana, autora e co-autora de livros em psicologia analítica e educação.

A prática da psicologia nas instituições e em processo de adoecimento 
Profª Ms. Sandra Perez Tarricone 
Professora dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Pós-Graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva (UNIMES), Especializada em psicologia hospitalar, Psicóloga de orientação psicanalítica, atua na área clínica em instituições hospitalares da Baixada Santista.

Psicologia e Educação – atuação, práticas educativas e pesquisa 
Profª Dra. Elisete Natário 
Professora dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Pós-Graduação Strictu Senso em Práticas Docentes do Ensino Fundamental da UNIMES, Psicóloga da área de Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar e desenvolvimento humano.

A inserção da Psicologia nos Conselhos da Criança, do Adolescente e da Assistência Social
Profª Ms. Lucilene Martorelli Ortiz Medeiros
Professora do cursos de Psicologia, Medicina, Enfermagem e Direito da UNIMES, Psicóloga clínica e institucional, tendo atuado com crianças, adolescentes e famílias em vulnerabilidade social e coordenado o serviço de capacitação e inserção de adolescentes com deficiência intelectual no mundo do trabalho.

10h às 11h – Mesa 2
A Psicologia em movimento para promover liberdades: a transversalidade da luta Antimanicomial

Annie Louise Saboya Prado
Membra da Comissão Gestora da Subsede do CRP/SP da Baixada Santista e Vale do Ribeira, psicóloga autônoma, militante antimanicomial, antiproibicionista, redutora de danos e pós-graduanda em Naturopatia.

Daniella Stazack de Araujo
Subcoordenadora da Subsede do CRP/SP da Baixada Santista e Vale do Ribeira, psicóloga na Saúde Mental na prefeitura de Itanhaém, especializada em Gestão em Saúde Mental pela USP e membra da frente da luta antimanicomial da Baixada Santista.

Mary Ueta
Conselheira do CRP/SP (2016-2019), Coordenadora da Subsede CRP/SP da Baixada Santista e Vale do Ribeira, psicóloga do sistema prisional paulista desde 2002, especialista em Psicologia Política pela USP/EACH, integrante da Marcha da Maconha da Baixada Santista e do Fórum Popular de Saúde-BS.

Tayná Alencar de Souza
Membra da Comissão Gestora da Subsede CRP/SP da Baixada Santista e Vale do Ribeira, psicóloga da Assistência Social na prefeitura do Guarujá, integrante do FortSUAS-BS e do Fórum de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social da Baixada Santista.

11h às 11h30
Coffee Break

11h30 às 12h30 – Palestra 
Benedito Calixto e as imagens da cidade de Santos: a continuidade de suas obras em projeto nas escolas

Profª Dra. Ana Kalassa El Banat
Doutora em Artes, professora do curso de Artes Visuais e Pedagogia da UNIMES e outras instituições de ensino.

12h30 às 13h – apresentação 
A arte santista e a articulação de grupos com finalidades educativas e terapêuticas

Eliana Greco
Estuda jornalismo e é contadora de histórias.

Rosaura Tucci
Atriz e psicóloga, atua em projetos educativos da Pinacoteca voltados a tornar a visitação ao museu uma experiência significativa. Trabalha, juntamente com Eliana Greco, em projetos como o “Arte em família” o “Se esse jardim fosse meu” e “Branquinha – a história de um casarão mais que especial”.

12h30 às 13h30 – Intervalo para almoço

13h30 às 14h30 – Palestra e exposição do curta “Como é bom ser bom” sobre o santista Martins Fontes

Carlos Oliveira
Produtor audiovisual e cineasta especializado em filmes sobre temas históricos. Representou em 2013 o segmento de audiovisual e multimeios no Conselho Municipal de Cultura de Santos. Autor de outros curtas-metragens sobre a cidade de Santos.

14h30 às 15h – Palestra
Esquinas do Mundo: Ensaios sobre História e Literatura a partir do porto de Santos 

Alessandro Atanes
Ensaísta, compositor e mestre em História. Autor do livro “Esquinas do mundo”.

15h às 15h30 – Discussão 
Abertura para discussão dos aspectos grupais e emocionais envolvidos nas temáticas de formação dos filmes e na arte como instrumento terapêutico e de movimentação de processos grupais.

15h30 às 16h – Coffee Break

16h às 17h – Mesa 3 
Trabalhos com pequenos grupos: grandes transformações sociais

Economia solidária e a integração com o trabalho da psicologia: a prática com comunidades indígenas do litoral e artesãs de fibra de bananeira 
Prof. Dr. Newton José Rodrigues
Zootecnista, doutor em sociologia pela Unesp em parceria com a universidade de Rennes na França. Trabalha com a economia solidária fomentando grupos com base na sociologia da inovação.

Análise do ditador à luz da psicologia: os pequenos grupos santistas que se transformaram em história na ditadura militar no Brasil.
Profª Ms. Daiane Santos Araujo
Historiadora com mestrado pela PUC-SP com o tema ditadura militar no Brasil.

17h às 18h – Mesa 4
Grupos terapêuticos e as transformações pessoais 

Relatos de experiências de grupos espontâneos da comunidade santista e o olhar terapêutico

Tereza Pereira Pajaro Nogueira
Psicóloga clínica, com graduação em Pedagogia. Arte-terapeuta com pós-graduação em Psicopedagogia e Psicodrama. Supervisora de ensino da Prefeitura Municipal de Santos. Coautora da coleção de livros educativos de valores: “O que cabe no meu mundo”. Criadora do Instituto Maria Amália.

Gilze Maria Costa Francisco
Graduada em Enfermagem, é criadora e coordenadora do Instituto Neo mama de prevenção e combate ao câncer de mama. Organiza grupos, entrevistas, eventos e encaminhamentos de mulheres com câncer de mama para um tratamento mais humanizado.

Natasha Guerrize

Jornalista e mestranda em Educação. Atua na assessoria de imprensa da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) há três anos e edita o conteúdo do site Campus 013. Carioca morando há 15 anos em Santos, troca o 's' pelo 'x' no dialeto carioquês, com defesa ativa da tese 'é biscoito, e não bolacha'. Apaixonada por esportes e ambientes com boa música.

Fique conectado!

Assine a newsletter do Campus 013 e fique por dentro das novidades!

X