Campus013

Série Odontologia: Dentística, muito além da estética

Na última quinta-feira (4), a reportagem do Campus 013 acompanhou um ‘Hands On’ (curso prático) da 3M Health Care Academy para os estudantes da Pós-Graduação em Dentística da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).

Prática e novas tecnologias na Dentística, desenvolvidas pela 3M/Foto: Natasha Guerrize

Como vocês sabem pelas assinaturas das matérias do site, faço assessoria de imprensa para a Universidade.

Sou suspeita para falar, mas a qualidade e tradição da Faculdade de Odontologia são inquestionáveis – são mais de 40 anos em atividades na Baixada Santista. E a cada dia, os coordenadores da graduação e pós-graduação se esforçam para trazer cursos de atualização cada vez melhores, com referências nacionais e internacionais de cada especialidade.

O convidado da vez foi o Drº Thiago Ottoboni, jovem dentista referência em Dentística, com mestrado em Dentística Restauradora pela UnG. Durante o curso, foram abordados os seguintes temas:

  • “Estratificação de Resina Composta” (técnica que consiste em ‘esculpir’ o formato anatômico da dentina – isso torna o dente esteticamente harmonioso, sem perder as características particulares do formato);
  • “Seleção de Cor”;
  • “Protocolo de Adesão” (de forma que os dentes não sofram certas alterações, como sensibilidade pós-operatória, fraturas marginais, descoloração e até reincidência de cárie);
  • Técnica Restauradora Incremental e Bulk Fill (uma das mais avançadas da atualidade).
Drº Nívio Fernandes Dias, professor de Dentística da Unimes, e Drº Thiago Ottoboni, quem ministrou o curso da 3M: referências na área/Foto: Natasha Guerrize

As dicas de ouro dadas pelo Drº Thiago para quem deseja seguir a área da Dentística são: estudar MUITO, participar de Congressos constantemente, se atualizar com as novas pesquisas, produzir/contribuir em artigos científicos sempre que possível, e prática, muita prática: a famosa expressão “mãos na massa”.

“O perfil desse profissional deve levar em conta a persistência. Fazer muito enceramento, praticar bastante as técnicas de restauração, entender a morfologia manual. Por mais que estejamos caminhando para a Odontologia Digital, aconselho aos novos profissionais a seguir com esse know how“, afirmou.

Por fim, deu um recado para os graduandos e pós-graduandos da área:

“O mercado da Dentística está saturado – aliás, sempre vai estar. Mas quem tem metas, faz com amor e pensa sempre no bem-estar do paciente, sai na frente”, concluiu.

Natasha Guerrize

Jornalista e mestranda em Educação. Atua na assessoria de imprensa da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) há três anos e edita o conteúdo do site Campus 013. Carioca morando há 15 anos em Santos, troca o 's' pelo 'x' no dialeto carioquês, com defesa ativa da tese 'é biscoito, e não bolacha'. Apaixonada por esportes e ambientes com boa música.

Fique conectado!

Assine a newsletter do Campus 013 e fique por dentro das novidades!

X